Álbuns

Michael Jackson - Off the Wall

Download - Clique Aqui

 

The Jacksons - Triumph

Download - Clique Aqui

 

Michael Jackson - Thriller

Download - Clique Aqui

 

O cantor e compositor Michael Jackson, 50, morreu na tarde desta quinta-feira (25), após sofrer uma parada cardíaca em sua casa, em Los Angeles. Segundo o jornal "Los Angeles Times", os médicos do hospital da Universidade da Califórnia confirmaram a morte do cantor, que teria chegado ao local em coma profundo.


Michael Jackson ao anunciar série de shows em Londres (25/06/2009)
Clique na imagem para amplia-la

De acordo com o jornal, Jackson não estava respirando quando os paramédicos chegaram a sua residência, em Holmby Hills, por volta das 12h20 (horário local). Michael recebeu uma massagem cardiopulmonar ainda na ambulância e seguiu direto ao hospital da Universidade da Califórnia, que fica a dois minutos da casa do cantor. O cantor estava preparando sua volta aos palcos para uma série de 50 shows em Londres, a partir do dia 13 de julho, com ingressos esgotados.

Michael Joseph Jackson nasceu em 29 de agosto de 1958 em Gary, Indiana. Quinto filho do metalúrgico Joe Jackson, Michael mostrou seu talento para a música e para a dança muito cedo. Ele começou sua carreira nos anos 60, aos cinco anos, com o grupo Jackson 5, formado também pelos seus quatro irmãos mais velhos. Desde a pré-adolescência, quando a banda lançou os primeiros discos, o cantor se tornou uma das figuras mais conhecidas e adoradas da música norte-americana.


Diana Ross, Michael Jackson and Nipsey Russell
filmed the musical "The Wiz" in New York in 1977
Clique na imagem para amplia-la

O estouro solo veio em 1979, com o quinto disco dele, "Off The Wall", que, graças a uma empolgante e original mistura de disco, funk e pop, abriu caminho para o que o cantor viria a se transformar nos anos seguintes.

Na década de 1980 lançou dois de seus melhores discos, "Thriller", de 1982, e "Bad", de 1987, e consolidou a posição de superastro.

Michael Jackson is seen backstage at the 26th annual Grammy Awards in Los Angeles on
February 28, 1984, as he poses with the awards he won in eight different categories

Clique na imagem para amplia-la

Foi aí também que surgiu a imagem de um artista de hábitos e atitudes cada vez mais estranhos. É o exemplo perfeito de criança-prodígio que, cada vez mais famosa e idolatrada, acaba por criar um mundo próprio distante da realidade.


Mr. Jackson and his brothers put on a show at Rich Stadium in Buffalo in August 1984
Clique na imagem para amplia-la

Ao mesmo tempo em que batia recordes de vendas com "Thriller" --que segundo o livro "Guiness" vendeu entre 55 milhões (segundo a gravadora Sony e a associação de gravadoras dos EUA) e mais de 100 milhões de cópias (de acordo com empresários do cantor)--, colocava sucesso atrás de sucesso nos primeiros lugares das paradas e lançava moda entre os adolescentes de todo o mundo com suas roupas e coreografias, em especial o "moonwalk".


Jackson appeared here in the video of The Billie Jean
one of the numerous hits from his 1983 album, Thriller
Clique na imagem para amplia-la

Mas Michael era motivo de especulações pela sua postura infantilóide, modificações profundas em seu rosto e branqueamento de sua pele. Nos anos 80, dizia-se até que o cantor dormia em uma câmara hiperbárica para retardar o envelhecimento.A partir do início dos anos 90, os fatos sobre sua vida particular já chamavam muito mais atenção do que sua música --que, diga-se, nunca mais repetiu a genialidade da trilogia "Off The Wall", Thriller" e "Bad".

Michael Jackson performing in concert at Wembley on August 26, 1988
Clique na imagem para amplia-la

Por mais que lançasse discos de modo superlativo, como o fez com "Dangerous", em 1991, o que atraía o público eram as histórias sobre o megalômano rancho Neverland, na Califórnia, e a preferência do cantor por estar sempre acompanhado de crianças, entre elas o então ator mirim Macaulay Culkin, astro do filme "Esqueceram de Mim".


Mr. Jackson during his "History" tour concert in Auckland, New Zealand, in November 1996
Clique na imagem para amplia-la

Foi na década de 90 que surgiu o caso que abalaria a carreira e a vida de Jackson. Em 1993, o cantor foi acusado de ter molestado sexualmente um menor de idade. Segundo relatos da época, Jackson fez um acordo milionário com a família da suposta vítima fora dos tribunais em 1995. Nos anos seguintes, se casaria com a filha de Elvis Presley, Lisa Marie, e com a enfermeira Debbie Rowe, mãe de dois de seus três filhos.


Mr Jackson with his wife, Lisa Marie Presley, at his Neverland Ranch in 1995
Clique na imagem para amplia-la

 

O cantor se apresentou ao vivo no Brasil em 1993 e voltou ao país em 1996 para gravar o clipe da canção "They Don't Care About Us" no Rio de Janeiro e na Bahia com o grupo Olodum.


Michael Jackson performed during halftime at
Super Bowl XXVII in Pasadena, California in 1993
Clique na imagem para amplia-la

Sem lançar disco desde 2001, quando gravou "Invincible", nos últimos anos Jackson foi notícia graças ao julgamento pelo qual passou entre 2004 e 2005, também acusado de ter molestado um menor em 2003. Absolvido das dez acusações, logo após o julgamento o cantor passou por uma temporada de exílio no Barein, como convidado da família real do país. Em reconhecimento a sua carreira, em 2002 foi eleito o artista do século pela premiação American Music Awards.

Michael reeditou em 2008 o clássico "Thriller", que traz a participações de nomes atuais como Will.i.am e Akon, e colocou uma nova compilação nas lojas, "King of Pop". Em março de 2009, anunciou sua volta aos palcos com uma temporada de 50 shows em Londres, que começaria em 13 de julho e seguiria até fevereiro de 2010.


Mr. Jackson sang "We Are The World" during the World Music Awards
in London in November 2006
Clique na imagem para amplia-la

A demanda pelos shows foi tão grande que dezenas de apresentações extras foram acrescentadas, ao mesmo tempo em que centenas de ingressos surgiram em sites de leilão online como o eBay, em meio a críticas à maneira como as vendas estão sendo feitas. Segundo cálculos da Billboard, o cantor poderia levar para casa mais de 50 milhões de dólares com os shows.


Mr. Jackson and his father, Joe, after he was cleared of child molestation charges in 2005
Clique na imagem para amplia-la

Em maio deste ano, surgiu também um boato de que Jackson estaria sofrendo câncer de pele. Segundo o The Sun, os médicos haviam diagnosticado sinais da doença em seu corpo e células que poderiam provocar câncer de pele no rosto, mas a notícia foi desmentida logo em seguida.


Mr. Jackson at age 13 in his home in Encino, Ca., in 1972
Clique na imagem para amplia-la

Uma produtora de shows norte-americana queria proibir que Michael Jackson voltasse aos palcos e ameaçava seu retorno. A AllGood Entertainment Inc, de Nova Jersey, alegava que tinha contrato com o cantor para que ele não se apresentasse até 2010. Os assessores do artista, no entanto, não se preocuparam com a possibilidade de uma ação judicial que criasse obstáculos aos shows.


The Jackson 5, from left, Tito, Marlon, Michael
Jackie and Jermaine, on the Sonny and Cher show
Clique na imagem para amplia-la

Jackson ainda é o "Rei do Pop" para sua legião de fãs, apesar de seu comportamento e de sua aparência por vezes bizarros nos últimos anos. Ele já vendeu em torno de 750 milhões de discos, ganhou 13 Grammy e é visto como um dos maiores artistas pop de todos os tempos.

The Jackson 5 - I'll Be There

Michael Jackson - For All Time

SAIBA TUDO SOBRE THRILLER 25 ANOS - clique aqui

Com ingressos esgotados, Michael Jackson
decidiu aumentar número de shows em Londres - clique aqui

Michael Jackson, singer, songwriter, performer and perhaps the most famous pop star of modern times, died last night less than a fortnight before he was due to start a record-breaking 50-concert tour in Britain.

Jackson was rushed to hospital in Los Angeles from his home in the Bel Air district while paramedics tried to restart his heart after a suspected cardiac arrest.

Jackson’s 1982 album Thriller sold 57 million copies, making it the biggest selling record of all time.


Michael Jackson appears at the O2 arena on March 5 to
announce his series of concerts at the London venue
Clique na imagem para amplia-la

The follow-up albums — Bad in 1987 and Dangerous in 1991 — each sold 23 million copies. His total album sales by 2005 had exceeded 130 million.

A member of Jackson’s staff placed an emergency call at about midday local time summoning paramedics to the $100,000-a-month rented mansion where Jackson had been living with his three young children.

Jackson had been due in Britain next month to play his first concert in London on July 13. On May 20 he delayed the opening four nights of his record-breaking UK comeback tour of 50 concerts at the O2 Arena because he said he needed more time for dress rehearsals.

However, rumours had swirled around the delayed tour, including suggestions that Jackson was ill-prepared for such an exhausting schedule and that he was contracted to appear for only a matter of minutes each night. The tickets for the entire tour had sold out within hours.

Ill-health dogged his career, and his reputation was severely damaged by allegations of child abuse levelled in 1993 and 2005, yet his fan base remained devoted.


Michael Jackson during the filming of The Wiz,
a black version of The Wizard of Oz, set in New York
Clique na imagem para amplia-la

A week ago a publicist for Jackson’s brother Tito hinted at more serious medical problems, saying that Jackson’s tour would probably be scrapped. “Michael is not mentally, physically or spiritually ready for these shows. There’s something missing in his soul,” he said.

In his rare public appearances, Jackson often appeared frail and nervous. Last month he was said to have undergone tests for skin cancer that showed up cancerous patches on his neck and pre-cancerous cells in his face, although his promoter, Randy Phillips, denied the claims at the time, saying: “There is nothing wrong with him, he is in fantastic shape.”

The music producer Quincy Jones said early this morning: “I am absolutely devastated at this tragic and unexpected news,” adding that Jackson “had it all — talent, grace, professionalism and dedication.

“I’ve lost my little brother today, and part of my soul has gone with him,” he added.

To gain insurance for the concerts Jackson underwent a four-hour medical examination, after which he was declared to be in good health.

Hundreds of fans, many in tears, converged last night on the UCLA Medical Centre where Jackson was rushed after reportedly going into cardiac arrest. Others gathered near Jackson’s star on the Hollywood Walk of Fame.

More than £50 million worth of tickets had been sold for the British concerts, which would have been Jackson’s first solo performances for 12 years. His deal with AEG Live included an option to extend the concerts with dates throughout Europe, Asia and North America over the next three years.

A post-mortem examination and toxicology tests will be carried out on Jackson’s body by the Los Angeles coroner.

The star was described as “unresponsive” when paramedics arrived at his home, and he was transported to the hospital by ambulance “in full cardiac arrest”. He was pronounced dead at the hospital at 2.25 pm local time.

A spokesman for the coroner’s investigation unit said that there was no indication of foul play or drug use “at this point”.

Jackson’s brother Jermaine, acting as the family’s spokesman, said that that emergency doctors and cardiologists had attempted to revive Jackson for an hour without success.

“May our love be with you always Michael,” Jermaine Jackson said, close to tears. “My brother, the legendary King of Pop Michael Jackson, died on Thursday, June 25, 2009, at 2.26pm. It is believed that he suffered cardiac arrest in his home.

“The cause of his death is unknown until the results of the autopsy. His personal physician who was with him at the time attempted to resuscitate my brother, as did the paramedics who transported him to UCLA Medical Centre.”

Fontes: Folha Online; Times Online, fotos New York Times



Links

Agenda

Em cartaz Cinema

Em cartaz Teatro

Matérias: Live Earth | Disco Classics | Earth, Wind & Fire | Os Fofos Encenam | Laços do Olhar | Rock in Rio | Kool ang Gang | Lenda do Jazz no Brasil | Elizabeth Jobim - Endless Lines | Diana Krall no Brasil | Shows Novembro | Chaka Khan e Branford Marsalis | Gagaku, Bugaku e Shomyo | Cantata no Jockey | Shows 2009 | Madonna no Brasil | Maysa | Elton John | Grammy 2009 | Brit Awards | Simply Red no Brasil | Paul e Michael com ingressos esgotados | Radiohead | Prêmio internacional de fotografia: Sony World Photography | Hot List | A procura de um olhar | Burt Bacharach | Shows Abril 2009 | Virada Cultural 2009 | Oasis no Brasil | Terminator Salvation | FAM 2009 | Iggy Pop lança Preliminaries | Grande Álbuns - Michael Jackson | Festival de Inverno de Campos do Jordão 2009 | Shows 2º Semestre 2009 | Grandes Álbuns II | Dinossauros da música eletrônica ressurgem em 2009 | Festival de Cinema Veneza 2009 | Álbuns Clássicos do Jazz | Flashback Mr Groove | Festival Planeta Terra | Donna Summer | Grammy 2010 | Programação Verão 2010 | Brit Awards 2010 | Oscar 2010 | Valleys of Neptune | Albuns - Lançamentos 2009 / 2010 | Nelly Furtado no Brasil | Documentário Loki | Matérias Novas

Destaques: A volta do Queen | Babyshambles | Cantoras Brasileiras | Cena Eletronica | Clocks | Corinne Bailey | Dig Out Your Soul | Escola do Pop Rock | Horace Silver | Im Takt der Zeit | Keane | Jamie Cullum | John Legend | Julliete & The Licks | Kantata Takwa | Led Zeppelin | Madeleine Peyroux | Michael Jackson - Thriller 25 | Little Boots | Miriam Makeba | Mostra de Arte / Casais | Musicians and Machines | Nara e Fernanda | Nonsense | Oscar Peterson | Paul McCartney | Piaf - Um hino ao amor | Prokofiev | Regentes | Rotciv | Stay | Studio 54 | Yo-Yo Ma | The Heist Series | The Verve - Forth | Vanessa da Mata | Demis Roussos & Aphrodite's Child | Tommy avec The Who | Villa Lobos, Brisa Vesperal

Voltar para página inicial