Nessa década a escola de pensamento de Frankfurt foi responsável por formular o conceito de Indústria cultural, que seria o modo como a sociedade capitalista manipularia os indivíduos, através dos meios de comunicação de massa, para anular-lhes as individualidades e a capacidade crítica, formando uma massa homogênea que consumiria com mais facilidade poucos produtos culturais, produzidos em larga escala como na indústria tradicional.

Após uma década de euforia, a alegria dos "anos loucos" chegou ao fim com a crise de 1929. A queda da Bolsa de Valores de Nova York provocou uma crise econômica mundial sem precedentes. Milionários ficaram pobres de um dia para o outro, bancos e empresas faliram e milhões de pessoas perderam seus empregos. É deposto, em 24 de outubro de 1930, o presidente do Brasil, Washington Luís. Em 30 de janeiro de 1933, Hitler é nomeado chanceler alemão.

A partir de 1930, nos Estados Unidos, a música popular passou a ser um fenômeno de proporções continentais. Os grandes programas de rádio eram ouvidos de costa-a-costa, facilitando o aparecimento de novos artistas e mitos da comunicação. As condições técnicas para gravação de discos e transmissões de longa distância vinham sendo aperfeiçoadas com muita velocidade desde o início do século XX, fazendo com que a qualidade do som também se tornasse um produto.

O estilo musical em ascensão, em meados dos anos 30 era o swing, estilo de jazz próprio para dançar, logo adotado pela mídia que precisava estimular a população (esmagada pela recessão desde o crack da bolsa em 29) a consumir e se divertir. Em 1934 o musical "A Alegre Divorciada", de Cole Porter, traz Fred Astaire e Ginger Rogers, num filme de muito sucesso. A carreira de Porter vai de “vento em popa”. O seu estilo refinado coloca Porter ao nível de nomes como Irvinng Berlin, George Gershwin e Jerome Ken. Vários foram os sucessos de Porter neste período, destacando-se “New Yorkers”, “Anything Goes”, “Jubilee”, “Red Hot And Blue” e “Dubarry Was A Lady”, “Born To Dance” e “Rosalie”.

King Kong (1933), é o filme geralmente considerado como o marco inicial da história das trilhas. E por que? Porque nunca o impacto de um filme havia estado tão relacionado a sua música instrumental original. A trilha do brilhante Steiner, misteriosa, ameaçadora e, no desfecho, grandiosa e sentimental, transformou uma história potencialmente risível - como previam os próprios realizadores - numa aventura de fantasia fascinante e memorável.

Nesse momento o jazz já possui uma "massa crítica" considerável e já se acham consolidadas várias grandes orquestras, como as de Duke Ellington, Count Basie, Benny Goodman, Cab Calloway e Earl Hines. Duke Ellington é considerado o Mozart do jazz. Seus arranjos sofisticados e sua orquestra de virtuosos foram as novidades, no início dos anos 30, que regeram a era do swing.

1930s

1931: Electric and Musical Industries Ltd. (EMI) is formed from a merger of UK Columbia Graphophone Co. and the Gramophone Co./HMV. It was to be the world's biggest record company for the next 50 years.

In November of the same year, the company opens EMI Studios at Abbey Road in London, under the supervision of then EMI chairman Sir Louis Sterling. At the time it is the largest recording studio in the world and later the site of nearly all the Beatles' recordings.

In 1955, EMI acquired Los Angeles-based Capitol Records, establishing a footprint in America. In October 1979, Thorn Electrical Industries Ltd. merged with EMI Ltd. to form Thorn EMI. In 1996, the two companies de-merged and EMI operates now as a stand-alone publicly traded company. Since 1992 it has been the parent company of Virgin Records.


1933: A year after John Hammond discovered her playing in Harlem clubs, Billie Holiday makes her first recording, singing "Your Mother's Son-In-Law" with clarinetist/band leader Benny Goodman. A year later on Nov. 23, "Lady Day" would make her auspicious debut at Harlem's Apollo Theater and go on to become the most famous -- and arguably the most tragic -- of all jazz singers. Holiday would record such classic tunes as Abel Meeropol's anti-lynching song "Strange Fruit" (1939), her signature number "God Bless the Child" (1941) and her biggest hit "Lover Man" (1944).


1935: The race code in popular music is broken when Benny Goodman invites African American pianist Teddy Wilson to join his trio, which also includes drummer Gene Krupa. The first integrated band would expand to a quartet the following year when black vibraphonist Lionel Hampton signs on with the King of Swing. The quartet as well as Goodman's big band would make history in 1938 in their triumphant appearance at Carnegie Hall -- legitimizing the jazz art form in a formal setting outside of a club or ballroom.


1936-1937: Blues singer Robert Johnson allegedly sells his soul to the devil at the crossroads, and records the 41 tracks that will make him immortal. Dead in 1938 and forgotten for decades, he is lionized 30 years later as "King of the Delta Blues" and his songs, such as "Love in Vain" and "Crossroads," inspire Eric Clapton and most of the U.K.'s guitar-playing population.


1938: The Monroe Brothers, Bill and Charlie, split to form two separate bands. Bill Monroe forms the first edition of the Blue Grass Boys, and would become a member of the Grand Ole Opry in 1939. A year later, the group begins recording for RCA Victor. Monroe, inducted into the Country Music Hall of Fame in 1970, would become known as "The Father of Bluegrass Music."


1939: It was a prime year in the swing era. Bandleaders were the superstars: Harry James, Artie Shaw, Benny Goodman and Tommy Dorsey were the big guns, but a little known vocalist named Frank Sinatra would soon take the world by storm. more »


1939: John Cage composes his influential, electro-acoustic "Imaginary Landscape No. 1", using test-tones from recordings played on variable-speed turntables. This influential piece is one of the precursors to electronic music.