Tsuru No Sugomori - Koto, Shakuhachi and Shamisen

Bugaku Hoe

O grupo Bugaku Hoe - que mistura de dança, canto e música tradicional do Japão - começou uma turnê brasileira que passará pelas cidades de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro entre os dias 27/11/08 e 05/12/08.


Gagaku

As apresentações do Bugaku Hoe unem três manifestações artísticas consideradas Patrimônio Cultural Intangível do Japão: a música Gagaku, a dança Bugaku e o canto budista Shomyo.


Gagaku

Surgido no século 7 para cerimônias religiosas e entretenimento da corte, o Gagaku é tocado por uma das formações orquestrais mais antigas do mundo, com instrumentos de sopro, cordas e percussão.


Gagaku

A escala musical utilizada pelo Gagaku é própria, a mesma do canto Shomyo, criado por monges tibetanos.

A dança Bugaku é executada por um bailarino que se apresenta em frente à orquestra, com figurino elaborado e máscara. Existem duas vertentes do Bugaku, o Saho Bugaku, vindo da China, e o Uho Bugaku, da península coreana. Na apresentação do Bugaku Hoe, serão apresentadas duas peças, uma de cada grupo.

Bugaku - História

No decorrer do século VIII, uma nova dança chamada bugaku ganhou predominância. A música era a ponte entre o bugaku e o gigaku primitivo – a música instrumental da corte conhecida como gagaku, que era intimamente aparentada com a música chinesa do período Tang. O nome bugaku, “dança e música”, dá uma idéia do seu caráter. O bugaku exigia dois grupos de bailarinos: “os Dançarinos da Música à Direita” e “os Dançarinos da Música à esquerda”.

O palco bugaku era uma plataforma quadrada suspensa, rodeada de grades, com escadas de acesso ao lado direito e esquerdo. O conjunto musical à esquerda consistia predominantemente em instrumentos de sopro. No conjunto da direita, os instrumentos de percussão dominavam e marcavam o padrão rítmico para os dançarinos da direita. O espetáculo era precedido pelo embu, uma dança cerimonial de purificação de origem cultual.

A cena introdutória do drama clássico hindu, A Purvaranga, começa com um rito estreitamente aparentado com o embu.


Bugaku

O bugaku termina atualmente com a composição chogeishi de Minamoto no Hiromasa (919-980).

Durante o período Heian (por volta de 820), o bugaku foi a dança cerimonial exclusiva da corte imperial. Até hoje, o bugaku é apresentado na corte, e o privilégio de atuar nele é passado de geração a geração nas famílias de artistas bugaku. Uma ou duas vezes ao ano, geralmente em homenagem a algum visitante importante, as danças bugaku são apresentadas na corte imperial diante de uma platéia exclusiva. O caráter tradicional do bugaku foi preservado inalterado na dança e na música, embora os figurinos e máscaras tenham mudado. Versões populares e folclóricas do bugaku, independentes do cerimonial da corte, sobrevivem em muitos pequenos templos xintoístas, juntamente com elementos da música gagaku, numa grande variedade de danças folclóricas japonesas.

Bugaku, Japanese dance

Repertoire of dances of the Japanese Imperial court, derived from traditional dance forms imported from China, Korea, India, and Southeast Asia. The dances comprise two basic forms: saho no mai (“dances of the left”), accompanied by togaku (music derived mainly from Chinese forms); and uho samai no mai (“dances of the right”), accompanied primarily by komagaku (music introduced from Korea). The two forms are also differentiated by the colour of the dancers’ richly embroidered costumes; saho no mai costumes tend to be red, and uho no mai to be blue or green.


Karura, bugaku mask,
14th century in the To Temple, Kyoto.
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Bugaku are of four genres: civil dances (also called even, or level, dances), warrior dances, running dances, and dances for children. All bugaku consist of highly conventionalized movements cued by the beat of a drum. Positions of arms, hands, and feet are highly stylized, and overall choreography consists of simple geometric patterns. An important element is the masks worn by the dancers (see photograph) . Bugaku masks sometimes have movable parts and have attenuated features intended to convey the characters of the fictional persons whom they represent. The masks called the “Twelve Deities” (1486; To Temple, Kyoto), carved by Buddhist sculptors, are among the oldest and best-known examples. A bugaku program usually begins with a selection performed by the head dancers of the two forms, followed by alternate dances from both repertoires.

Assorted References
East Asian dance and theatre ( in arts, East Asian: Common traditions )
...and kajiso, were performed. Many of the dances were masked; all were stately as befit serious court art. They were taken to the Japanese court in Nara about the 7th century. Called bugaku in Japan, they have been preserved for 12 centuries and can still be seen performed at the Imperial Palace in Tokyo, though they have long since died out in China and Korea.


Bugaku Mask: Nasori
Heian period 12th century
Kasuga Grand Shrine, Nara
o.
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in arts, East Asian: Tokugawa period )
...occasions, when any person, high or low in rank, could see no performed outdoors in a large enclosure. No became the exclusive theatre art of the warrior class, while bugaku continued as the chief performing art of the Imperial court.


Japanese Buddhist Chanting (Shomyo) and Court Dance
Chanters from the Shingon Sect, Chisan Branch and the Tendai Sect
Tokyo Gakuso Ensemble (Gagaku music with Bugaku Dance)

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Kabuki theatre ( in Kabuki )
Bugaku, the dance ceremony of the imperial court, and the Noh theatre, both of great antiquity, were long the exclusive domain of the nobility and the warrior class known as samurai; Kabuki became the theatre of the townspeople and the farmers. Bugaku and Noh have a fragile elegance and an extreme subtlety of...

Shinto theology ( in Shinto: Shinto religious arts )
...Gagaku (literally, “elegant music”) involves both vocal and instrumental music, specifically for wind, percussion, and stringed instruments. Gagaku with dance is called bugaku. Gagaku was patronized by the Imperial Household as court music and was much appreciated by the upper classes from the 9th to the 11th century. Later some of the more solemn and graceful...


Gagaku musicians
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SÃO PAULO
Quando: Dia 27/11, às 19h
Onde: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social - r. São Joaquim, 381 - tel. (11) 3208-1755

Quando: Dia 28/11, às 20h
Onde: Auditório do Masp - Av. Paulista, 1578 - tel. (11) 3251-4533

Quando: Dia 29/11, às 15h
Onde: Sesc Santana - Av. Luiz Dumont Vilares, 579 - tel. (11) 2971-8700

BRASÍLIA
Quando: Dia 02/12, às 21h
Onde: Teatro Funarte Plínio Marcos - Setor de Divulgação Cultural, atrás da Torre de TV, Eixo Monumental - tel. (61) 3322-2076

BELO HORIZONTE
Quando: Dia 04/12, às 21h
Onde: Auditório do Ouro Minas Palace Hotel - Av. Cristiano Machado, 4001 - tel. (31) 3429-4001

RIO DE JANEIRO
Quando: Dia 05/12, às 20h
Onde: Sala Cecília Meireles - Largo da Lapa, 47, Centro - tel. (21) 2332-9160

Fontes: UOL; Encyclopædia Britannica, Escola Teatro Catarse



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